quarta-feira

CUBA ANTES DO COMUNISMO






Em 1959, Cuba era um país semi-industrializado, mas com um padrão razoável de vida, graças ao intenso turismo com seus magníficos cassinos e suas belas praias. É verdade que ainda tinha grandes bolsões de pobreza, principalmente nas suas grandes fazendas de cana-de-açúcar e de tabaco.

“A primeira nação da América espanhola, incluindo a Espanha e Portugal, que utilizou máquinas e barcos a vapor foi Cuba, em 1829. A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA), a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837. Foi um cubano que primeiro aplicou anestesia com éter na América Latina em 1847. A primeira demonstração, em nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.
Depois de 1959, Cuba continuou um país semi-industrializado, tendo sua produção agrícola subsidiada pela URSS em troca de produtos industrializados soviéticos. O fato é que a URSS nada fez para promover a industrialização da Ilha.
[Revoluções comunistas só ocorreram, até hoje, em países semiagrários ou semi-industrializados, como Rússia, China, Coreia do Norte, Cuba, países africanos, etc., só para contrariar Karl Marx, o profeta caolho, que aguardava a revolução em países capitalistas avançados, como a Inglaterra e a Alemanha].
Com a dissolução da URSS quarenta anos depois (1989), a situação socioeconômica de Cuba piorou, mas em breve tempo continuou sendo salva da desgraça completa, graças aos petrodólares de Hugorila Chávez.
E hoje parece ter ganho um novo alento com o restabelecimento diplomático feito pelo socialista Barack Obama abençoado por um Papa igualmente socialista. No entanto, é bastante duvidoso que o fim do bloqueio comercial – ainda não aprovado pelo Congresso Americano – venha a produzir um grande desenvolvimento socioeconômico em Cubanacan, misterioso país del amor.
Iremos apresentar em seguida um breve relato dos pontos positivos de Cuba antes da Revolução de 1959. Ao lê-lo, o leitor certamente será levado a perceber que Cuba ficou muito pior do que estava antes de 1969 e que perdeu todas as expectativas que tinha de um futuro promissor...

CUBA ANTES DO COMUNISMO 2



A mesma rua, antes e depois do comunismo.


Em sua busca para reescrever a história, o regime totalitário castrista, tem manipulado, e tentado ocultar os  sucessos indiscutíveis da república cubana durante a primeira metade do século XX, tem relegado notáveis cubanos e se apropriou de idéias e projetos nascidos nesse período.
Apesar dessa propaganda, cada vez mais muitos cubanos voltam seus olhos para aquela república porque nada provoca tanta suspeita quanto a repetição do mesmo discurso, nem atrai tanto quanto os demonizados.
Alguns dos temas preferidos pelo governo para denegrir esses governos são a educação e a cultura. Cuba era um país atrasado nesses aspectos?
A educação Clique em mais informações para ler completa




O LIVRO. ESCRITO PARA AJUDAR A ENTENDER A MANIPULAÇÃO E PROPAGANDA FALSA QUE A DITADURA CASTRISTA UTILIZA NA AMERICA LATINA PARA ATRAER SIMPATIZANTES.

MENTIRAS SOBRE:

SAUDE
EDUCAÇÃO
JUSTIÇA SOCIAL
EMBARGO ECONÔMICO
TODAS ESSAS MENTIRAS SÃO CONFRONTADAS NESTE LIVRO. NADA FICA SEM QUE A VERDADE SEJA RESTAURADA.
EM BREVE INFORMAREMOS DONDE O LIVRO PODERA SER ADQUIRIDO.